Integração de sistemas aumenta eficiência no setor público

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A transformação digital na gestão pública é uma tendência crescente em muitos países ao redor do mundo. Essa transformação visa utilizar a tecnologia para melhorar a eficiência, transparência e qualidade dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. E, a tecnologia é uma grande aliada neste processo proporcionando infraestrutura e integração de sistemas para que todas as informações estejam centralizadas em um único local.

Cerca de 80% da população brasileira maior der 18 anos, utilizam serviços digitais de órgãos governamentais, não é à toa que o Brasil, subiu da 7ª para a 2ª posição em 2022 como referência na mais alta maturidade em governo digital, reconhecido pelo Banco Mundial. A avaliação é resultado do GovTech Maturity Index 2022, índice que considera o estado atual da transformação digital do serviço público.

A conquista chegou graças à oferta de serviços públicos digitais e ao planejamento, integração das equipes e infraestrutura de tecnologia utilizada para que os mais de 140 milhões de brasileiros possam utilizar serviços digitais e encontrar informações com mais facilidade e rapidez através de uma senha única. Além disso, a integração entre todos os sistemas e canais de contato com o cidadão proporcionou processos muito mais eficientes e otimizados.

Isso demonstra que estar preparado para a transformação digital é importante para qualquer setor da economia, inclusive para o setor público.